quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

GUIOMAR TORREZÃO:

Personagem intrigante das letras da segunda metade do século XIX (1844-1898).  Tocou  em muitas bandas ( poesia, teatro , ensaio, romance) e assinou sob o pseudónimo de Delfim de Noronha. Publicou na Ribalta e gambiarras ( nome  também intrigante) e na Mensageira. Herculano meteu-se com ela, no Almanaque  das Senhoras para 1874, Fialho de Alemida  dedicou-lhe  um texto elogioso  no Figuras de Destaque.
A brasileira Revista de Estudos Feministas ( artigo de Rosana Kamita)  destaca-a como líder feminista, atribuindo-lhe  a certeza de que o feminismo  é a causa mais intuitivamente lógica que o século XIX leva á solução do século XX. "Intuitivamente lógica" é uma fórmula deliciosa.
Neste poema ( Fevereiro de 1899) , publicado postumamente, Guiomar declara-se a Beatriz (as feministas precoces eram todas lésbicas?). O poema não vale um chavo ( um pastiche romântico que é quase ultra-romântico), mas a vida corajosa de Guiomar valeu muito.
Um pedaço de Beatriz:

Visão que surges n' estas horas mágicas
como eu te imploro a suspirar por ti!
como eu te vejo esvoaçar no espaço...
como aos teus olhos meu olhar prendi!
Ai! se lograsse de minh' alma as trevas
nos raios teus illuminar, estrella!...

1 comentário:

henedina disse...

"Intuitivamente lógica" é uma fórmula deliciosa. Concordo.
Anulam-se, se é intuitiva não comporta a lógica e se é lógica usa argumentos que não têm a ver com a intuição. Mas ser feminista é a necessidade lógica dos seres que queriam que fossem só intuitivos e sem lógica. Só no fim do sec XX é que com a inteligencia emocional se deu alguma credibilidade a quem opta por uma solução intuitivamente com a razão, com a lógica.