segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DA VIOLÊNCIA DA INTERPRETAÇÃO:

Muito bem. O verniz está a estalar, diz Jerónimo. Deixemos  de lado os outros, os  vulturinos que aproveitam sempre estas crises para nos impingir uma espécie de  Islão Vermelho, e centremo-nos no bom  povo de Jerónimo.
A expressão verniz a estalar  é boa:  é usada pelos  pessimistas, como Freud,  para descrever o estado precário da camada de cultura que reveste as bestas que somos.Significa que aquilo que Jerónimo dizia  serem   perda irreparáveis eram afinal simples camadas de  verniz. Continua a ser justo, comunismo é comunismo.
O ponto é a serventia da violência. O que fazer com ela? Não  podemos  contar com os tais betos badiounianos- vulturinos ( só coisa homo recalcada de contaco físico com   polícia e ataques a montra de  luxo), por isso temos  de saber o que quer o povo de  Jerónimo.
Se o verniz estalar, tem de servir para alguma coisa. Se não for para instalar um governo comunista  revolucionário, prender os ricos ,distribuir  o Avante! nas escolas,  ocupar as empresas e pôr a tropa na rua, então    não serve para nada.

Sem comentários: