sexta-feira, 2 de março de 2012

PSICOLOGIA DA CRISE (II):

As situações-limite, entre outras amenidades,  envolvem muitas vezes problemas de escolha. Como diz o povo, um problema de manta curta: se tapamos a cabeça, descobrimos os pés.
Na Grande Depressão, o Bonus Army foi um bom exemplo. Em 1924, a American Legion conseguiu fazer passar uma lei que garantia a todos os veteranos da I Guerra uma compensaçao de um dólar por cada dia de serviço prestado. O dinheiro seria  posto a render até 1945, altura em que cada veterano receberia então , em média, cerca de 1.000 dólares.
Quando a crise começou , um congressita  do Texas  resolveu propor a antecipação do bónus. Depois de alguma hesitação, a proposta foi aprovada em 1931. Hoover não queria pagar o Bonus Army, porque não havia dinheiro nos cofres, mas muitos veteranos diziam que  o presidente ganhava 75.000 dólares por ano e não ajudava veteranos desempregados que nem um dólar tinham no bolso.
O resto da história  reza da marcha sobre Washington, do cerco ao Senado,  muita tensão e mais um episódio da Grande Depressão, mas a lição deve ser retida.

Sem comentários: