Adolfo Reyes discorre ( inédito, 1911) sobre a relação entre a limpidez e a sintaxe rebuscada. Pode um poeta ser um artífice da forma, do estudio amoroso da la palabra e, ao mesmo tempo, as formas que escolhe revelarem la fuerza plastica y la serena objetividad? Digamos que tal possibilidade é tão razoável como a de encontrarmos uma galinha num torneio de xadrez, mas existe.
Um exemplo da dificuldade. Gastão Cruz. Em Ave Fugaz parece uma lambreta engasgada - o fruto árido tombado da luz. É difícil fazer pior. Noutros ( No Céu Negro) , melhora: não é usando o adjectivo escuro/ ou obscuro/ que o poema se escurece.
Do equilíbrio. O enorme António Ribeiro dos Santos, vulgo Elpino Duriense:
Hás-de deixar um dia os caros livros,
de papel fino, de gentil carácter,
de longas margens, de vinhetas belas,
de rica vestidura.
É emocionante ( sim, às vezes acontece-me) como uma leve insinuação transforma tudo o que lemos a seguir.
É emocionante ( sim, às vezes acontece-me) como uma leve insinuação transforma tudo o que lemos a seguir.
Sem comentários:
Enviar um comentário