domingo, 11 de março de 2012

TEORIA (VIII):

Adolfo Reyes discorre ( inédito, 1911) sobre  a relação entre a limpidez e a sintaxe rebuscada.  Pode um poeta ser um artífice da forma, do estudio amoroso da la palabra e, ao mesmo tempo, as formas que escolhe  revelarem  la fuerza  plastica y la serena objetividad? Digamos que tal possibilidade é tão razoável como a de encontrarmos uma galinha  num torneio de xadrez, mas existe.
Um exemplo da dificuldade. Gastão Cruz. Em Ave Fugaz parece uma lambreta engasgada - o fruto árido tombado da luz. É difícil fazer pior. Noutros ( No Céu Negro) , melhora: não é usando o adjectivo  escuro/ ou obscuro/ que o poema se escurece.
Do equilíbrio. O enorme António Ribeiro  dos Santos, vulgo Elpino Duriense:

Hás-de deixar um dia os caros livros,
de papel fino, de gentil carácter,
de longas margens, de vinhetas belas,
de rica vestidura.

É emocionante ( sim, às vezes acontece-me) como uma leve  insinuação transforma  tudo o que lemos a seguir.

Sem comentários: